20 julho, 2013

Recomendo (Leitura) : Clarice na Cabeceira - Jornalismo


Como disse aqui no blog, para comemorar meu aniversário, que foi neste mês, estive viajando. Entretanto, apesar de toda diversão das viagens, as horas na estrada e no avião são bastante cansativas. Por isso, sempre compro um livro e vou acompanhada da "minha VOGUE" , no percurso.
Pois foi justamente relendo um Vogue mais antiguinha, que achei a dica de um livro para ler durante a viagem que resolvi comprar e amei! Na verdade não sei o que despertou tanto meu interesse, mas simplesmente investi e não arrependi... Seguindo o clichê que amo, trouxe tudo sobre o livro para indicá-lo a vocês.




OBS: O livro tem capítulos variados, mas o que realmente me interessou foram as partes femininas ... ;)




Ficha técnica:              Quanto custa???  R$25,50 (Saraiva)

Título: Clarice na cabeceira - jornalismo (é essencial lembrar do "jornalismo", pois existem vários outros na coleção, que por sinal são excelentes, como um que reúne todas as crônicas mais famosas de Clarice, porém não me recordo o nome, e prefiro o jornalístico mesmo..hehehe).

Autor: Clarice Lispector

Número de páginas: 239

Editora: Rocco

Detalhe: O livro é variado, portanto não é preciso ler na sequência! ;)

Sinopse (Saraiva): Uma das autoras brasileiras mais estudadas internacionalmente – suas obras começam a ganhar novas e prestigiadas traduções não só na América Latina como também nos Estados Unidos e Europa – Clarice Lispector, enquanto trabalhava sua ficção, manteve intensa atuação na imprensa. Vale dizer, apenas para mensurar seu ofício de jornalista, que Clarice escreveu cerca de 450 colunas destinadas ao universo da mulher, o que equivale aproximadamente a cinco mil textos, distribuídos em fragmentos de ficção, crônicas, noticiário de moda, conselhos de beleza, receitas de feminilidade, dicas de culinária, educação de filhos e comportamento. Como entrevistadora, foram cerca de 100 textos. E, somente para o Jornal do Brasil, na fase áurea do matutino carioca, publicou mais de 300 crônicas. 

Organizado pela pesquisadora Aparecida Maria Nunes, Clarice na cabeceira – jornalismo é uma amostra dessa atividade, a melhor que pode haver. Nele, o leitor terá o privilégio de entrar em contato com textos inéditos, como a primeira entrevista que Clarice Lispector realizou, em 1940, com o poeta católico Tasso da Silveira, e a última, em 1977, com a artista plástica Flora Morgan Snell. Em ambas, está presente a maneira original de Clarice entrevistar: tem-se conhecimento de particularidades dos entrevistados e da própria Clarice, que, fugindo às regras do gênero, não se furta de participar, na maioria das vezes, da conversa. E, quando o faz, é sempre de forma deliciosa e provocadora.

A estrutura do livro, segmentada em quatro momentos, contemplou os primeiros textos na imprensa (nos jornais A Noite, Diário do Povo, Correio da Manhã e Diário da Noite e nas revistas Pan, Vamos Ler!, Dom Casmurro e Comício); as chamadas páginas femininas; as crônicas; e as entrevistas. A disposição facilita a percepção da trajetória da escritora no jornalismo. “Um jornalismo peculiar, em muitos momentos. Mas que, sem dúvida, pertence à história do jornalismo no Brasil”, nota Aparecida Maria Nunes, que organizou também os volumes Correio feminino e Só para mulheres, ambos publicados pela Rocco.





Frases que gostei o livro:
 - " Em casa mesmo você poderá fabricar seus cremes de beleza, como uma feiticeira moerna que faz sozinha seu elixir da juventude."

- " Faça a descoberta de si mesma, e aos poucos você descobrirá que é mais seguro e compensador valorizar-se, do que ser hoje um carbono manchado de Sophia Loren."

- "Estar na moda é saber sublinhar a própria personalidade marcando-a com a data de hoje."

- " Do momento, aliás, em que você se convence de que você mesma é a sua própria matéria-prima, desse momento você já começou a ter um novo encanto..."

- "Não tenho nada para vestir é uma frase que se ouve muito (...) mulher bem vestida é, em geral, pessoa que 'sabe' usar acessórios. Saber usar acessórios é saber combinar, saber renovar todo um conjunto com um detalhe bem imaginado."

- " O que mais interessa o homem é a mulher, e à mulher o homem (...) o homem é nossa fonte de inspiração? É. O homem é nosso desafio?É. O homem é nosso inimigo? É. O homem é nosso rival estimulante? É. (...) O homem é bonito? É.(...) O homem é chato? É."

- "Você é mais bonita do que pensa!"

- "Sonhar é bom, é como voar suspensa por balões (...) Se é verdade que do chão não se passa, também é verdade que quanto mais alto se está maior a queda. Não é por ser grande a queda que se evitará o grande gosto de subir... "

E assim vai pessoal, o livro tem dicas maravilhosas. Eu realmente amei! Indico muito... Espero que gostem! Têm mais dicas de livros? Deixe seu comentário!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...