Só quem tem o hábito de roer unhas que sabe como deve é chatinho ver suas unhas curtas, parecendo mal cuidadas e com o esmalte saindo ou sem este, enquanto as amigas estão com as unhas lindinhas, perfeitinhas, grandes, bem cuidadas e com esmaltes!
Por isso resolvi fazer este post, pois já sofri deste mal e sei como é chato e ruim! Mas nada que a boa vontade e esforço por parte da pessoa que tem essa mania não resolva...
Para começar, é preciso saber a causa, o porque de você roer suas unhas (que não foram feitas para serem 'comidas', ne!) . Geralmente como você já deve saber, ou se tem o problema, ter percebido, as causas estão ligadas à seu estado emocional. Por exemplo quando estamos ansiosas com alguma coisa ou nervosas, geralmente recorremos as 'queridinhas unhas' para tentar de uma maneira aliviar nossa tensão (pelo menos comigo sempre foi assim).
Mas afinal, como tratar dessa mania terrível...
O primeiro passo é tratar da parte emocional do problema. Procure refletir o que te levava a 'detonar' suas unhas, sem que elas tivessem 'culpa no cartório'! E assim quando estiver num momento de nervosismo (como era o meu caso), por exemplo, tente substituir a vontade de roer as 'coitadinhas' por outra atividade! Eu opiava por mascar chiclete ou comprava uma balinha. E hoje no máximo começo a morder os ossinhos do meu dedo ao invés das unhas (loca eu né!HeHe) mas logo penso e paro com a mania.
Mas só o fato de substituir a mania por outra (digamos assim...) não foi o suficiente. Usei alguns esmaltes específicos para parar de roer as unhas. No início eu achava um saco, já que se eu começasse com o vício de roer as 'prejudicadas' o esmalte dava aquele gostinho amaaargooo na minha boca, terrível mesmo, mas logo parava. Aliás, é melhor um gostinho ruim do esmalte, do que usar a antiga técnica de por pimenta nas unhas né!
Hoje, depois que parei com a mania procuro fazer as unhas sempre, vendo elas bem feitinhas fico até com dó de detonar as coitadas, fora que é mais difícil de roê-las...
Uma dica que achei, foi a de usar unhas postiças. Pois toda vez que você for roer será mais difícil e as unhas naturais vão poder crescer "em paz", bonitas e fortes! Mas eu não gosto de unhas postiças e não indico, já que a maioria das pessoas que já vi usar se arrependeram, e acabaram com as unhas acabadas depois de usar mais de uma vez. Tem até as marcas que não acabam tanto com as unhas verdadeiras mas até você encontrar a marca certa, já viu né! Melhor apostar nos outros tratamentos mesmo!
E vocês, têm estes problemas também? Se tiverem alguma dica para tratar desse vício mande para nós pelos comentários, a ajuda de vocês é sempre bem vinda! Espero que tenham gostado das dicas... *--*
Nenhum comentário :
Postar um comentário