01 abril, 2014

Dicas: Como andar de trem na Europa!

 Quando estive na Europa, o que mais gostei foi o fato de poder ir para pequenas cidades próximas ao norte italiano todos os dias e sem trocar de hotel, já que eu sempre voltava pra Milano no fim do dia. Essa possibilidade se deu graças a praticidade do transporte público europeu.

Eu acordava bem cedinho, tomava café da manhã, pegava o metrô mais próximo ao meu hotel, e desembarcava na Estazione Centrale (O bilhete de metrô válido por 90 minutos custava 1,50 euros... Baratinho! Sem contar que o metrô é muito mais rápido do que um taxi... Não use táxi por lá... Você vai gastar toda sua grana sem necessidade ). Chegando na estação comprava os tickets, esperava o embarque do trem, carimbava a passagem na máquina amarela e depois embarcava para o destino!

Sendo assim, vou especificar, em tópicos, alguns detalhes sobre as estações, compra de bilhetes, o "carimbo" e tudo mais...

- Sobre as estações, são geralmente de fácil localização, na maioria das vezes nos centros das cidades e também amplas e acessíveis!

- Antes de saber sobre o sistema, vale lembrar que não há necessidade de ir de primeira classe, pois a segunda é boa também!

- O sistema de trens na Itália em especial é muito bom. Amei! ATrenitalia (operadora de trens) tem duas frotas: a mais rápida e confortável e a mais simples e barata. A diferença de preço não é muita, variam com a classe, hora e dia da semana, cabe a você escolher. Para cidades pequenas e próximas (até uns 50 minutos de distância) de onde você estiver, a opção mais barata compensa. Aliás pagará menos e como não demora muito a lentidão não incomodará! Já para as maiores cidades como Veneza, Roma, Florença, Torino e outras. É melhor comprar a opção mais cara, porém confortável. Com bilhetes já numerados e escolhidos por você.

- A compra dos bilhetes pode ser feita aqui no Brasil pelo site da companhia (clique aqui) ou nas máquinas das estações. Eu comprei todos os meus lá mesmo. Tem vários idiomas inclusive o espanhol (que é melhor para entender) e é muito fácil de comprar. AH! Na Suiça Italiana (sul do país), o sistema é o mesmo!!!

  


- Depois da compra, confira o horário do trem e seus destinos no painel de horários. Existem vários paineis menores na estação e um gigante ( pelo menos em Milano) que tem todos os horários. É super fácil de conferir. Quando liberarem a entrada no trem, você não pode esquecer uma coisa fundamental. Valide seu bilhete nas máquinas amarelas que ficam no início de cada plataforma. Se você esquecer e o fiscal vier conferir, terá que pagar multa de 5 euros.

   

- O último detalhe é ficar ligado se o destino desejado não for o final do trem. Ai você deve ficar atento para descer na cidade correta!

Confesso que tive dificuldade no primeiro dia, mas depois acostumei! Porém, dei muita sorte de estar com camisa do brasil e um brasileiro ter me reconhecido e me ajudado com isso tudo! Porque com o centro de ajuda italiano eu não estava entendendo nada! hahaha Ainda bem que lá tem muito brasileiro! ;)

AH! também tenho que esclarecer que as fotos não são minhas, pois perdi as que tirei, as minhas são as que estão a baixo, das passagens que guardei comigo ai tirei foto para vocês verem como é! 




Espero que tenham gostado! Um beijão! Se forem pra Europa, aproveitem muito, pois é tudo de bom! Em Milano em especial, visitem as lojas e o Mc Donald's da Estação Central, que e igual um shopping! hahahaha
Até o próximo post pessoal!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...