22 novembro, 2012

Mitos e Verdades sobre alisamentos químicos!



1 - A ANVISA LIBERA O FORMOL EM CONCENTRAÇÕES DE ATÉ 0,2%,QUANTIDADE SUFICIENTE PARA ALISAR?

MITO. A concentração liberada não é suficiente para alterar a estrutura do fio, só serve como conservante para o produto. Para alisamentos, é preciso ao menos 4%.
2 - VALE CORRER O RISCO E USAR FORMOL PARA CONSEGUIR O LISO PERFEITO?
MITO. 'Além de danificar o cabelo, a substância causa ardência nos olhos e problemas respiratórios tanto na cliente quanto no cabeleireiro', alerta Ricardo Cordeiro, do salão Walter’s Coiffeur, do Rio de Janeiro. O uso de formol barateia e diminui o tempo do alisamento. Por isso, muitos cabeleireiros continuam acrescentando a substância nas fórmulas dos produtos. Alisantes à base de guanidina, tioglicolato de amônia ou hidróxido de sódio dão o mesmo efeito e são permitidos por lei.
3 - AS ESCOVAS PROGRESSIVAS SEM QUÍMICA NÃO ALISAM COMPLETAMENTE?
VERDADE. Frutas, chocolate, leite e cana-de-açúcar não são capazes de mudar a estrutura do fio, ou seja, alisar o cabelo. Essas técnicas nada mais são que um tratamento intensivo dos fios para repor a queratina perdida, o que confere um aspecto liso e doma o volume. Mas para alisar de verdade as ondas, só com química mesmo.
4 - COM ALGUNS SEGREDINHOS, A DURAÇÃO DO ALISAMENTO PODE SER MAIOR?
VERDADE. A durabilidade depende dos cuidados pós-progressiva. Hidrate os cabelos a cada 20 dias, em casa mesmo, com cremes; se for usar secador, proteja os fios com um protetor térmico; passe um leave-in (condicionador sem enxágue) diariamente.
5 - É POSSÍVEL TER FIOS ALISADOS E COLORIDOS?
VERDADE. Mas nunca faça as duas químicas no mesmo dia, pois os ativos podem reagir quimicamente entre eles, danificando os fios. Dê um intervalo de pelo menos 15 dias.
6 - A MESMA QUÍMICA USADA PARA ENROLAR TAMBÉM É USADA PARA ALISAR O CABELO?
VERDADE. Os ativos usados em ambas as técnicas quebram as ligações das moléculas de proteína que determinam a forma do fio. A partir daí, o cabeleireiro molda as mechas como quiser.



7 - QUEM USOU GUANIDINA PODE RETOCAR O ALISAMENTO COM TIOGLICOLATO?
MITO. Nunca misture ativos alisantes. Se você usou tioglicolato de amônia, deve continuar com a substância. Se quiser trocar de produto, peça para o seu cabeleireiro fazer um teste para descobrir se a mudança é possível.

8 - ALISAMENTO, PROGRESSIVA, RELAXAMENTO... TANTO FAZ, POIS O RESULTADO É SEMPRE O MESMO!
MITO. 'O relaxamento apenas diminui o volume e solta os cachos. Já a escova progressiva alisa temporariamente e o efeito sai com as lavagens. O alisamento é definitivo, só precisa retocar a raiz', explica o cabeleireiro Ricardo Cordeiro, do salão Walter’s Coiffeur, do Rio de Janeiro.

9 - CABELOS ALISADOS DEVEM SER TRATADOS COM XAMPUS SEM SAL?
MITO. Alguns cabeleireiros dizem que o produto teria a vantagem de não ressecar as mechas e prolongar o resultado. Mas até agora nenhuma pesquisa comprovou se o sal danifica o fio, nem aquele que foi alisado. É melhor optar por um xampu para cabelos com química de uma marca que utiliza bons ativos do que um xampu que diz não conter sal no rótulo.

10 - QUALQUER TÉCNICA PODE RESSECAR E DANIFICAR OS FIOS?
VERDADE. Por causa da substância ativa do processo químico e do calor excessivo do secador ou da chapinha, a fibra capilar perde proteínas e ceramidas e o fio se torna, consequentemente, poroso e seco. Para recuperar a saúde dos cabelos é indispensável fazer hidratações frequentes.
 Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...