25 janeiro, 2014

Diário de uma viajante: Redescobrindo a Bahia!

Onde passei a maior parte das minhas férias de verão??? Na terra do AXÉ, no lugar de gente não preguiçosa, apenas pacientosa e o melhor, muito animada e feliz, apesar de tudo! Isso mesmo, voltei pra Bahia depois de alguns anos. Entretanto, desta vez deixei a capital de lado e fui pra região do estado onde literalmente "só dá" mineiro e gente que fala espanhol!hehehehe Onde fui? Em Porto Seguro, Trancoso e Arraial D'Ajuda.

Bom, agora que já sabem meu destino, acho que compreendem que este lugar dispensa comentários, mas vou insistir em fazer um breve resumo para abrir minhas dicas de onde ir por lá! Ah! Antes de mais nada, vale muiito apena ir lá!

Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Disputa, com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado , a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O município foi fundado em 1534. Possui uma população estimada em 141 006 habitantes no ano de 2013 e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares) . É cortado pelo Rio Buranhém. São distritos: Arraial d'AjudaCaraívaTrancosoVale Verde (Bahia).


Depois da breve descrição, vamos a minha visão sobre o lugar: Quando cheguei, confesso que estava odiandoooo Porto Seguro. A cidade tem uma péssima Infraestrutura e não está preparada para receber o tanto de turistas que recebe. Não há nem calçadão para caminhar a noite (como em todas capitais nordestinas que visitei e o Guarujá que amei!), o mar de Taperapuan (praia onde ficava meu hotel) não me agradou muito não, as ruas são ou calçadas pessimamente ou estradas de chão mesmo, a balsa é um caos, e etc. Mas, ao longo da minha estadia de 15 dias na região fui aprendendo a amar o local! Por final conclui que o ideal  é se hospedar em Arraial. Porém, toda região tem vários atrativos que acabam compensando tudo, e que vou indicar agora pra vocês:

 Trancoso: Luxo total! O quadrado é lindooo cheio de casinhas antigas, com uma decoração impecável. Também tem a Igreja de São João Batista, com seus mastros pra girar (quem quer casar: 30 vezes; casar com homem rico e bonito: 60 ; rico, bonito e fiel: 120!!!hehehehe). Não posso esquecer de falar que a vista que temos depois da igreja, ainda no quadrado (durante o dia principalmente ou em noite com lua cheia!) é sem preço, só estando lá para ver como é lindo. Tem muita gente rica. As praias são tooops! AH! Sem esquecer que Trancoso e Arraial são segundo tradições porta de entrada de energias positivas e coisas boas (o guia lá que sabia explicar bem!ehheheeheh), e olha mesmo que você não acredite nessas coisas, nem tanto Trancoso mas principalmente Arraial passam uma sensação muito positiva e boa para quem visita, pelo menos eu senti isso!!!


Arraial D'Ajuda: APAIXONEEEII!!! Fiquei hospedada bem no meio da rua Mucugê que é um charmee (fazendo jus ao seu slogan: A rua mais charmosa do Brasil). A Mucugê tem lojas para todos os gostos e restaurantes com cada comidiiiiinhaaa! Até restaurante mineiro tinha. Na Broadway (Bróduei) e redondezas tem uma feira hippie com artesanatos lindos (comprei muita coisa linda!) e uma cafeteria com muitas delícias e preço super justo (Café da Santa - Acesse o site deles!). AH!! E as praias!!! Melhores ainda que as de Trancoso! Perfeitas pra esportes de verão (Eu pratiquei: StanUp paddle, kaiak e coisas do tipo), tem recifes de corais lindos e a praia Taípe com o mar aberto (sem os recifes) e falésias lindas! É até difícil descrever as maravilhas de lá porque não tenho defeitos a colocar em Arraial!

 

>>> Ilha dos Aquários: Não deixe de ir lá, é sem explicações o encanto dessa ilha. Acho que o dizer do panfleto descreve perfeitamente o local:

Natureza, Baladas, os mais diversos ritmos, Restaurantes e Bares.
Já imaginou entrar num barco, cruzar um rio e aportar numa ilha com tubarões, arraias e peixes
exóticos?
E ainda poder dançar, assistir a shows ao vivo e comer em bons restaurantes?
Tudo isso é a Ilha dos Aquários, o mais completo pólo de lazer de Porto Seguro.
Um lugar curioso e divertido com atrações para toda a família. 

Porto  Seguro, o que fazer por lá?

Passarela do Álcool: Praticamente um bairro! É um local muito bom tanto para comer quanto para fazer comprinhas. Lá tem muiiiitaaas lojas e artesanatos lindinhos demais! Tem várias sorveterias de sorvete italiano, restaurantes muito bons e  uma barraquinha de tapioca que nooosso Deus!!! Bom demais!ahhahah Tudo lá abre a partir das 4 horas da tarde e ficam a noite toda, o local bomba!!! Ah! esqueci de falar que  tem uma visão linda do mar e de Porto!!!

Ônibus Sightseeing (estilo aqueles turisticos que tem na Europa, como o que indiquei de Milano - Veja aqui como é o que já falei no blog!): Esse passeio é mutio bom. Visitamos o centro histórico, a Coroa Vermelha ( que tem aldeia de índios, porém não há tanto contato como na reserva!) e uma praia muito boa. No passeio o guia explica tudo sobre a região, visitamos muitos artesanatos, presenciamos vistas maravilhosas, e tudo mais. Sem esquecer de falar que o preço é super camarada (R$50,00) e também visitamos  a Epopeia do descobrimento com uma réplica da caravela de Cabral.


Axé moi: Não há barraca mais animada do que o Axé moi. Apaixonei por lá e principalmente pelos bailarinos maravilhosos (Pablo, que chama de Lucas Lucco da Bahia e os mais novinho David, de Brasília, me encantaram, mas o Deli Deli e o moreno de olhos verdes também são tudooo!!!) e o humor contagiante de lá. Também há o Tôa Tôa e Barramares (visite só o lual, de dia melhor ir nos outros). Mas nenhum supera o Axé moi!!! É dança o dia todoooo!!!!!


Reserva Indígena: Pra quem curte descobrir e apreciar as mais diferentes culturas como eu, é um passeio irresistível. Lá temos todo um contato com tudo que rola na tribo, desde rituais até comidas que eles fazem e tal.

Coroa Alta e banho de lama medicinal em Santa Cruz de Cabrália: Os recifes da Coroa Alta são lindos, a vista que temos lá é impagável. Aconselho fazer este passeio completo com as escunas pois é super legal. Depois do almoço num restaurante no meio do mato lá, vamos pra Ilha do Sol onde tem o banho de lama. Lá tem a degustação de doces e a aventura de atravessar o mangue e se lambuzar na lama. Parece difícil e nojento, mas não! É super fácil chegar ate o lugar do banho e a lama deixa a pele lisinha (pelo menos a minha ele ficou lisa!!). Só não se esqueça de ir com um biquini mais velho e tal, aliás é lama né gente!!!



Bom, para encerrar, espero que tenham gostado das dicas e que visitem a região pois será inesquecível, com certeza!!! No  Meu Instagram tem muitas fotos de lá, acessem e confiram! @ggv_loruama

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...